Contexto

O Datathon – Desafio de Dados sobre Saúde Pública no Brasil foi a primeira competição envolvendo a análise de dados abertos sobre o tema. Seu principal objetivo foi estimular que desenvolvedores e profissionais de análise de dados produzissem análises com infográficos, insights e outras narrativas, utilizando as informações sobre saúde disponibilizadas pelo governo e outras instituições.   

Na primeira edição, foram abertas 500 vagas para participantes de todo mundo que poderiam competir individualmente ou em equipes de até 3 pessoas. Os dados para a competição puderam ser consultados no Ministério da Saúde, SICONV, IBGE, ANVISA, Ipea, Dieese, Portal da Transparência, entre outros.

O que fizemos

Após a coleta de um briefing detalhado, demos início ao mapeamento dos veículos de comunicação de interesse e montamos um mailing estratégico de jornalistas com os quais precisávamos nos relacionar. Com a pauta aprovada e enviada, o trabalho passou a ser realizado por meio do follow-up e argumentos em defesa da divulgação do assunto para conquistar espaços de relevância.

Nas redes sociais, investimos no planejamento e produção de posts e eventos que gerassem engajamento orgânico, mapeamos a audiência de interesse e também gerenciamos investimentos no Facebook Ads. Também fizemos uma transmissão ao vivo, monitoramos as interações e trabalhamos com a prevenção de crises.  

Resultados

96 inserções na imprensa

75 veículos em todo o país

604,5 milhões de visualizações (alcance potencial)

2 coberturas fotográficas

1 transmissão ao vivo

59 posts no Facebook

11 vídeos para o Facebook

R$ 762 mil em centrimetragem

15 releases e textos para site