Rodada de Negócios com curadores de festivais  acontece no Centro de Dança do DF Mariana Alves

Rodada de Negócios com curadores de festivais acontece no Centro de Dança do DF

Publicado em 4 de maio de 2018

No dia 11 de maio (sexta-feira), às 18h, o Centro de Dança do Distrito Federal recebe a sua primeira Rodada de Negócios. Ação de relação direta com o mercado da dança, o evento reúne curadores nacionais convidados para se encontrarem com artistas e grupos do DF interessados em apresentar suas obras a festivais do país. Estarão presentes o Festival Panorama (RJ), representado por sua diretora geral, Nayse López; o IC Encontro de Artes (BA), com o curador Neto Machado; e a Jornada de Dança da Bahia, com a diretora Fátima Suarez. Para participar, basta comparecer ao local, munido de material de divulgação dos trabalhos de dança.

FESTIVAL PANORAMA e NAYSE LÓPEZ
Com primeira edição organizada em 1992, o Festival Panorama é realizado pela Associação Cultural Panorama desde 2007 e propõe ocupar a cidade do Rio de Janeiro com dança e projetos dos mais variados formatos, apresentando as relações que o corpo constrói com o espaço, tempo e público através do movimento. Ao longo de suas mais de 20 edições, apresentou inúmeras companhias e artistas nacionais e internacionais. Pioneiro em associar arte contemporânea de ponta a preços populares, o Panorama é parte do calendário cultural da cidade e ponto de encontro de mais de 20 mil pessoas por edição. Dança, tecnologia, novas dramaturgias do corpo – tudo se conjuga para formar um festival único no Brasil. Além da programação nos teatros, são desenvolvidos projetos de ocupação de espaços não teatrais, num questionamento constante sobre o corpo e a cidade. O Panorama apoia e incentiva a produção coreográfica de artistas brasileiros e latino-americanos, abrindo espaço em sua programação tanto para nomes já consagrados como jovens iniciantes. Através de coproduções, financia a criação de peças inéditas e é uma das maiores vitrines nacionais para as artes cênicas do Brasil. Por conta de sua enorme visibilidade internacional, é visitado por dezenas de curadores e diretores de todo o mundo.

Nayse López é jornalista e curadora desde 1992. Realizou – como curadora, crítica de dança e jornalista – diversas mostras e conferências na área da dança, das artes performativas e da cooperação cultural. Entre os últimos projetos, está a Conferência Internacional de Dança e Cooperação Cultural, realizada em Rio e São Paulo, em 2005. Desde 2001, é curadora convidada do Festival Panorama, tornando-se, em 2006, diretora geral e artística do evento e de outros projetos da Associação Cultural Panorama. É também fundadora e editora do site especializado em dança www.idanca.net.

IC ENCONTRO DE ARTES e NETO MACHADO
Encontro internacional de artes realizado desde 2006 em Salvador (BA), o IC chega à sua 12ª edição em 2018. IC é sigla para “Interação e Conectividade”, dois dos conceitos-motores do evento. Iniciativa artística independente, contemporânea e desafiadora, é concebido de forma continuada e impulsora de instigantes processos para a produção cultural da Bahia e do Brasil. O projeto abre espaço para articulações, reflexões e intercâmbios como uma plataforma pluriartística de criação e difusão, intermeando os campos da dança, teatro, performance, música, audiovisual e artes visuais, além da crítica artística e da comunicação. Tudo sustentado em princípios como experimentação, deslocamento, risco, livres relações entre processo e produto, flexibilidade e criticidade. Cada edição é atravessada por uma questão simbólica que orienta o processo curatorial e a composição da programação, em consonância com aquilo que move a criação de artistas em diferentes partes do mundo.

Neto Machado é ator, dançarino, comunicador, coreógrafo e diretor. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), nasceu em Curitiba, mas já morou na França, na Alemanha, nos EUA. Durante 2013/14, viveu em Stuttgart com uma bolsa de criação do Instituto Akademie Schloss Solitude. Já se apresentou em mais de 50 cidades brasileiras e 10 países, passando por lugares como a TATE Modern em Londres, a MIT em Boston e o Centro Pompidou em Paris. Neto foi um dos fundadores do coletivo de artes Couve-Flor minicomunidade artística mundial e é um dos coordenadores do Dimenti, ambiente de criação artística e de produção cultural.

JORNADA DE DANÇA DA BAHIA e FÁTIMA SUAREZ
Criada em 2005 e realizando em 2018 a sua 10ª edição, a Jornada de Dança da Bahia é um festival focado na relação entre dança e educação. Sua grade de atrações agrega quatro contextos interligados: o Fórum de Educadores de Dança, ação voltada à reflexão sobre o ensino da dança no Brasil; as residências artísticas, para contribuir na qualificação de dançarinos; Infância e Movimento, com atividades voltadas para crianças; e a mostra artística, que apresenta espetáculos do Brasil e do exterior, reunindo produções de dança moderna e contemporânea. Uma das marcas da Jornada está em sua inspiração nos ideais e na filosofia de dança de Isadora Duncan, mãe da dança moderna. Este traço se revela em diversos aspectos técnicos e conceituais, permeando toda a programação.

Fátima Suarez é dançarina e diretora da Escola Contemporânea de Dança, a qual fundou, em Salvador (BA), em 1990. Diretora do Mantra Centro de Dança e Arte Contemporânea. Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Ballet Clássico na Escola de Ballet do Teatro Castro Alves. Especializou-se em Dança Moderna e Coreografia na London Contemporary Dance School e no Laban Centre of Movement, ambos na Inglaterra, e na Martha Graham Dance School e Merce Cunninghamm Dance Foundation, em Nova Iorque. Ainda em Nova Iorque, conheceu a sua mestra na técnica de Isadora Duncan, Lori Belilove, estabelecendo um intercâmbio permanente entre ela fundação e a Escola Contemporânea de Dança. É professora certificada da Isadora Duncan Foundation e diretora do Contemporânea Ensemble, grupo que, desde 2012, desenvolve um trabalho com o repertório de Isadora. É aluna especial do mestrado da Escola de Dança da UFBA.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Secretaria de Cultura
(61) 3325-1068 | (61) 3325-6220
comunicacao@cultura.df.gov.br | comunicacao.secultdf@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Conexões Criativas no Centro de Dança do DF
Conversa Coletivo de Comunicação Criativa
Kadydja Albuquerque | (61) 98277-8382 | kadydja@coletivoconversa.com.br

www.centrodedancadf.com.br
www.facebook.com/centrodedancadf
www.instagram.com/centrodedancadf

Relacionadas