MUDOU! | O impacto das fake news na comunicação

MUDOU! | O impacto das fake news na comunicação

Publicado em 19 de abril de 2018

Quer se atualizar sobre as principais transformações no mundo da Comunicação? Você precisa conhecer o MUDOU!, evento criado pelo Conversa para debater com o público e diversos especialistas o que de mais relevante acontece nas conversas sobre comunicação mundo afora!

A cada edição, um novo tema. No primeiro evento, que aconteceu no dia 3 de abril aqui na nossa casa, o Manifesto Coworking, discutimos “O impacto das fake news no trabalho dos comunicadores e na gestão da comunicação corporativa.” O debate foi conduzido pela especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações e sócia do Conversa, Kadydja Albuquerque, e teve a participação especial das convidadas Lilian Tahan, diretora de Redação do Metrópoles, e Érica Abe, diretora de Estratégia Digital da FSB Comunicação.

Você sabia?

• A Internet é a segunda fonte de informação mais popular no país (Pesquisa Brasileira de Mídia 2016);
• Uma notícia falsa tem, potencialmente, 15 milhões de impressões geradas no twitter e, em média, 4.2 mil tweets (Gpopai – USP);
• De cada 100 brasileiros, 58 afirmaram que perderam confiança no noticiário político eleitoral por causa das “fakes news” (Consultoria Kantar, 2017);
• O país mais preocupado com conteúdo falso nas redes sociais é o Brasil (92%), seguido pela Grécia e Espanha, com 87% (GlobeScan);
• Repórteres e editores acreditam que o Facebook é o principal responsável pelo crescimento das fake news (39%), seguido de Google (15%) e Twitter (4%) (Ogilvy Média Influence, 2017).

 

“O jornalista profissional tem um importante papel na hora de checar, contextualizar e aprofundar as informações que circulam entre os cidadãos.”

Lilian Tahan
Diretora de Redação do Metrópoles  

 

“O cidadão tem cada vez mais responsabilidade na hora de compartilhar conteúdos. É preciso checar o formato da notícia, sua fonte, seu veículo, antes de passar uma matéria adiante.”

Érica Abe
Diretora de Estratégia Digital da FSB Comunicação

 

“Fake news nada mais são do que notícias falsas. Sempre existiram. É um desafio minimizar seu impacto na sociedade, mas ele pode ser vencido com uma estratégia conjunta de instituições públicas, da imprensa e dos próprios usuários das redes sociais.”

Kadydja Albuquerque
Especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações e sócia do Conversa

Assista ao vídeo resumo do evento

Clique aqui para assistir ao debate completo.

Relacionadas