Inscrições abertas para ocupação do Centro de Dança do DF

Inscrições abertas para ocupação do Centro de Dança do DF

Publicado em 6 de março de 2018

De portas abertas e todo reformado, o Centro de Dança do Distrito Federal lançou uma convocatória pública para receber demandas espontâneas da sociedade civil. Interessados em realizar atividades nas salas desse equipamento artístico e cultural devem inscrever suas propostas até segunda-feira, dia 12 de março, pelo site www.centrodedancadf.com.br.

Conforme o regulamento, as atividades devem estar alinhadas ao perfil do equipamento, destinado à investigação, criação, qualificação e ao aperfeiçoamento profissional na área da dança.

Para apresentar pautas, o agente cultural precisa ter mais de 18 anos e estar cadastrado no Mapa nas Nuvens – Cartografia Cultural do DF. Se você ainda tem dúvidas de como acessar a plataforma participe de uma das seis oficinas que a Secretaria de Cultura vai promover de 7 a 9 de março para cadastramento no Mapa (confira os horários ao final do texto).

O Centro de Dança do Distrito Federal conta com cinco salas destinadas às práticas corporais, sete salas produção, gestão e reflexão teórica, além de videoteca, jardim interno, salão de estar e cozinha. O prédio foi totalmente revitalizado e agora conta com piso adequado à prática da dança, banheiros novos, sistemas elétrico, hidráulico e iluminação modernos. A reforma buscou ainda atender as normas de acessibilidade, com a instalação de rampas, sinalização, corrimões entre outros.

A reabertura do Centro de Dança, que permaneceu fechado por cinco anos, tem sido celebrada por dançarinos, coreógrafos, professores e pesquisadores dos mais variados estilos e estéticas da dança. “Abraçamos e acariciamos o Centro de Dança com nossos corpos e sonhos, na esperança de poder cumprir nossas potências como artistas e indivíduos, fazendo nosso trabalho com liberdade, dignidade e melhores condições”, afirmou Luciana Lara, coreógrafa da cia de dança contemporânea Anti Status Quo.

Para Alan Jhone, B.boy Papel, membro do grupo de breaking In Steps de Ceilândia, a reabertura do Centro de Dança também é muito simbólica para os grupos de dança urbana, que tradicionalmente ensaiam nas ruas. “É a realização de um sonho ver este local aberto e várias estéticas diferentes da dança ocupando o mesmo local. Isso mostra o lado democrático da cultura do DF”, resumiu.

Gestão compartilhada – Até dezembro de 2018, a gestão da programação do Centro de Dança será conduzida pela Secretaria de Cultura em parceria com a Associação Conexões Criativas, organização da sociedade selecionada por meio de chamamento público realizado em 2017.

A colaboração é baseada na Lei Federal 13.019/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), está integrada ao programa Lugar de Cultura, de valorização e a preservação do patrimônio da cidade, e alinhada à Política de Estímulo e Valorização da Dança do Distrito Federal.

Veja os horários das Oficinas de Cadastramento no Mapa nas Nuvens

07/03 (quarta-feira) – 13h às 14h e 18h às 19h
08/03 (quinta-feira) – 10h às 11h e 11h às 12h
09/03 (sexta-feira) – 11h às 12h e 13h às 14h
Local: Secretaria de Cultura do DF
(SCTN, Via N2, Anexo do Teatro Nacional CEP: 70041-905)
Inscrições pelo telefone 3325-5212 ou 3325-5217

Leia aqui o passo a passo de como se cadastrar no Mapa nas Nuvens.

—————

Centro de Dança do DF – Fundado em 1993, o Centro de Dança é destinado à pesquisa, ensaios, oficinas, workshops e cursos da área de dança, tanto por parte de realizadores locais quanto por convidados e visitantes. Tem como foco a função artística da dança nas suas diversas estéticas e abordagens, de maneira a contribuir com a consolidação de uma política pública no DF, visando à formação, pesquisa coreográfica, aprimoramento e difusão da dança. Já foi locus de companhias importantes do cenário da dança brasileira, como ASQ, Alaya Dança, baSiraH, Beton, Grupo Stillo, entre outras. Em 2009, o Centro passou a fazer parte dos equipamentos públicos de cultura gerenciados pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Conexões Criativas – A Conexões Criativas, fundada em 2009 em Salvador, Bahia, é uma organização social sem fins lucrativos que atua na formulação, produção e realização de projetos para o desenvolvimento das artes e da comunicação. A associação foi selecionada em chamamento público nacional para a execução desta parceria por meio do Edital nº 13/2017 da Secretaria de Cultura. A parceria na gestão tem como princípios a experimentação artística, livres relações, flexibilidade e criticidade. A dança é pensada como uma prática complexa, com uma pluralidade de conceitos e configurações, que atualizam novos entendimentos de coreografia, composição, movimento e mundo. O trabalho parte do contexto dos agentes e práticas do Distrito Federal e, ao mesmo tempo, se firma numa postura propositiva, animada pelo desejo de compor novas lógicas de dança e de cultura, articulando a cena do DF com as esferas nacional e internacional, potencializando redes e novas “coreografias sociais”.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Secretaria de Cultura
(61) 3325-1068 | (61) 3325-6220
comunicacao@cultura.df.gov.br | comunicacao.secultdf@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Conexões Criativas no Centro de Dança do DF
Conversa Coletivo de Comunicação Criativa
Kadydja Albuquerque
(61) 98277-8382 | kadydja@coletivoconversa.com.br

www.centrodedancadf.com.br
www.facebook.com/centrodedancadf
www.instagram.com/centrodedancadf

Relacionadas