Artistas apresentam resultados de processos criativos desenvolvidos no Centro de Dança do DF Divulgação

Artistas apresentam resultados de processos criativos desenvolvidos no Centro de Dança do DF

Publicado em 18 de setembro de 2018

No dia 29 de setembro (sábado), às 19h, integrando a programação da Mostra de Dança XYZ, o Centro de Dança do Distrito Federal será palco para mostras dos resultados dos processos criativos de Eduardx Kon Zion e Fabiana Balduína, artistas que, há dois meses, vêm usando o espaço para desenvolver suas criações. Já no domingo, dia 30, no mesmo horário, elas participam de um bate-papo sobre a trajetória desta experiência. Os eventos são abertos ao público, com entrada franca.

Eduardx e Fabiana foram selecionadas, por meio de convocatória pública, dentre 25 inscritos, na segunda chamada de processos criativos realizada neste ano, obtendo uma bolsa de pesquisa para qualificarem suas trajetórias artísticas. Seus trabalhos estão conectados ao recorte curatorial “Dança e Diversidade”, que conduz o módulo atual da programação do Centro de Dança do DF. O foco está na dança como produtora de diferenças no mundo e nos modos de se compor coreograficamente.

Eduardx Kon Zion, professora, bailarina, coreógrafa, pesquisadora de cultura performática LGBTQIA+, entre outras várias facetas, é pessoa trans não-binária, que iniciou cedo seus estudos em danças urbanas e, em seguida, em dança clássica. O trabalho no Centro de Dança do DF gira em torno da cultura Vogue e é partilhado com o grupo Hands Up DF. A criação expressa uma dança política militante em prol das causas negras, latinas e periféricas, e sobre sexualidades e gêneros.

Fabiana Balduína, a BGirl e dançarina FaBGirl, é graduanda em licenciatura em Dança no Instituto Federal de Brasília (IFB), dançarina autodidata, coreógrafa, capoeirista angoleira e pesquisadora do estilo de dança breaking desde 2001. Ela protagoniza um solo que une capoeira e breaking, buscando a convergência de simbologia, ritos, gestos e seus possíveis modos de existir dentre as diversas movimentações dos dois universos. A apresentação tem música ao vivo da Orquestra Nzinga de Berimbaus, do grupo de capoeira Nzinga.

Uma última convocatória de processos criativos será aberta em breve, para o bimestre final do ano de 2018.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Secretaria de Cultura
(61) 3325-1068 | (61) 3325-6220
comunicacao@cultura.df.gov.br | comunicacao.secultdf@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Conexões Criativas no Centro de Dança do DF
Conversa Coletivo de Comunicação Criativa
Kadydja Albuquerque | (61) 98277-8382 | kadydja@coletivoconversa.com.br

www.centrodedancadf.com.br
www.facebook.com/centrodedancadf
www.instagram.com/centrodedancadf

Relacionadas