Abertas inscrições para residência artística com Semolina Tomic Divulgação

Abertas inscrições para residência artística com Semolina Tomic

Publicado em 13 de agosto de 2018

Estão abertas até o dia 19 de agosto as inscrições da residência artística para pesquisa e criação de trabalhos solísticos de performance com a artista croata-espanhola Semolina Tomic. A experiência se dará por cinco dias, de 27 a 31 de agosto, segunda a sexta, das 14h às 18h, no Centro de Dança do Distrito Federal, e oferece 15 vagas gratuitas para artistas da dança, do movimento, da performance e do teatro. Ao final, uma mostra de processo será aberta ao público. Interessados podem se inscrever por meio de preenchimento de formulário no site www.centrodedancadf.com.br. A seleção é curricular.

Semolina Tomic é o nome artístico de Julijana Tomic Fajdetic, criadora e performer multidisciplinar. Nascida em 1966 na Croácia, vive na Espanha desde 1985. Formou-se como performer e dançarina no Instituto Osijek de Teatro (Croácia), estudou dança clássica e contemporânea em La Fàbrica (Espanha) e performance, dança e técnica de Alexander na School for New Dance and Theatre Development (Holanda). Também estudou música e diversos instrumentos musicais, sendo especializada em bateria. Semolina fundou a Antic Teatre Espai de Creació (www.anticteatre.com), em Barcelona, em 2003, sendo sua diretora artística desde então. Entre 1995 e 2003, foi atriz, coreógrafa e criadora da companhia de teatro La Fura dels Baus. Em 1998, criou sua própria companhia, a Semolina Tomic. Desde 2016, tem feito turnês internacionais com a companhia de teatro Societat Doctor Alonso.

A residência se inspira no espetáculo “Anarchy”, da Societat Doctor Alonso, performado pela artista, para trabalhar a construção e prática de solos performáticos, tanto na atuação quanto na direção das obras. O estudo de processos criativos buscará explorar corpo, voz e escrita, numa busca de linguagens próprias e com uso de diferentes ferramentas.

Ao fim das atividades, no dia 31 de agosto, o grupo apresentará ao público uma mostra de resultados da residência, no próprio Centro de Dança.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Secretaria de Cultura
(61) 3325-1068 | (61) 3325-6220
comunicacao@cultura.df.gov.br | comunicacao.secultdf@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Conexões Criativas no Centro de Dança do DF
Conversa Coletivo de Comunicação Criativa
Kadydja Albuquerque | (61) 98277-8382 | kadydja@coletivoconversa.com.br

www.centrodedancadf.com.br
www.facebook.com/centrodedancadf
www.instagram.com/centrodedancadf

Relacionadas