Quero divulgar minha empresa no Instagram. O que devo fazer?

Quero divulgar minha empresa no Instagram. O que devo fazer?

Publicado em 21 de junho de 2018

Dizem que o Instagram é a rede social do momento. São 800 milhões de usuários em todo mundo, sendo 50 milhões no Brasil (e só cresce! Somos a segunda maior comunidade do mundo, perdendo apenas para os EUA). Uma das causas para ele ter largado na frente do Facebook foi a compra pelo próprio e o lançamento da função Stories, que antes era uma marca apenas do Snapchat (#rip).

Então, natural que as empresas queiram marcar presença por lá. Mas, o que fazer para atrair público e alcançar resultados expressivos? Neste artigo, reúno alguns pontos que precisam ser levados em consideração. Vamos lá?

O Instagram pode não ser para sua empresa

Sim, não é porque é a rede que mais cresce no Brasil que sua empresa precisa estar lá. O Instagram é uma rede social visual e seus usuários valorizam mais conteúdo que esteja relacionado com lifestyle (estilo de vida) e áreas agregadas como cultura, moda, turismo, artes, gastronomia, comportamento, etc.

Se a sua empresa não vai conseguir prover conteúdo nessas áreas, talvez o melhor seja focar em outras redes. Não esqueça que o Facebook tem, hoje, 102 milhões de usuários no Brasil. Ainda é um canal expressivo para empresas, apesar de condicionar, cada vez mais, resultados a investimentos. Para decidir se a rede será eficiente para sua empresa, é importantíssimo também conhecer seu público e como ele se comporta no Instagram.

Produza conteúdo (audio)visual

Encher seu perfil apenas de cards (imagens diagramadas com informações) é furada. As pessoas querem ver imagens, dia a dia da empresa, produtos bem fotografados, e o melhor recebido pelo público: vídeos.

O tipo de conteúdo mais visto no Instagram é o vídeo, com crescimento de 129% em visualizações em relação a 2016 e com produção quatro vezes maior. Não é preciso que todos os vídeos sejam profissionais, mas é importante considerar investimento em construir uma identidade para esses vídeos e que eles respeite senso estético. Não esqueça: o conteúdo que sua empresa disponibiliza está diretamente relacionado à construção da marca e à credibilidade que está (ou não) associada a ela.

Use a função Stories

A média de usuários ativos no Stories diariamente é de 290 milhões em todo mundo. Não é estranho uma marca perceber que consegue mais visualizações nos stories do que curtidas no feed. As pessoas tendem a passar mais tempo acompanhando o conteúdo temporário. Então, tenha um planejamento de conteúdo também para este ambiente.

Falando em planejamento…

Aqui no Conversa sempre batemos na tecla com nossos clientes de que o sucesso de um trabalho de Comunicação tem muito a ver com planejamento. Criar um perfil comercial no Instagram não garante que todos (a não ser sua família e amigos) vão te seguir, curtir, comentar e comprar (se sua empresa tiver a função e-commerce ativada).

É preciso estudo de público, definição de posicionamento, planejamento de conteúdo e… constância. Tem que entregar conteúdo com frequência e saber engajar seu público. E, quando somos donos do nosso negócio, às vezes fica difícil dar conta desse tal de Instagram, não é mesmo? O melhor a fazer é contratar profissionais especializados.

Sim, dá pra vender pelo Instagram!

Desde março deste ano, o Instagram habilitou a função Shopping para os perfis comerciais brasileiros. Para cadastrar sua loja virtual, é necessário integrar o catálogo de produtos na Loja do Facebook. Existem vários sites que ensinam a fazer isso.

Esta nova função permite marcar os posts com etiquetas de preços clicáveis e os interessados serão levados à loja virtual.

De novo, não custa falar: faça fotos profissionais do seus produtos. Invista no visual, em fazer imagens que mostrem os seus produtos sendo usados. Assim, você terá mais chances de converter seus posts em vendas.

Alguns dados interessantes sobre o Instagram que eu encontrei no site Marketing Digital Massivo:

– A média de usuários ativos no Instagram diariamente é de 498 milhões;
– A média de usuários ativos no Stories diariamente é de 290 milhões;
– O Instagram é utilizado por 52.1% das marcas;
– A média de fotos postadas diariamente é de 95 milhões em todo mundo;
– 32% de toda a Internet mundial está no Instagram;
– Posts com pelo menos uma hashtag tem em média um aumento de 12.6% no engajamento. As hashtags são utilizadas no Instagram para agregar imagens em torno de um mesmo tema. Isso facilita aos usuários encontrarem conteúdos relacionados aos seus interesses.

Dito tudo isso, é sempre importante lembrar que qualidade é fundamental para conseguir engajamento. E construir um perfil com conteúdo de qualidade passa por pensar em estratégias, planejar ações e monitorá-las constantemente. O melhor caminho é sempre desenvolver esse trabalho ao lado de profissionais que conheçam a rede e estejam sempre atualizados em relação a novas funções e aos comportamentos dos usuários.

 

Kadydja Albuquerque é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações e sócia do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

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