O site da sua empresa gera novos negócios? Foto: Reprodução

O site da sua empresa gera novos negócios?

Rodrigo Rocha

Rodrigo Rocha Publicado em 6 de junho de 2017

Na década de 90, quando a Internet chegou para o cidadão comum no Brasil, estar presente no novo ambiente on-line tornou-se essencial para as empresas que queriam ser encontradas pelos seus clientes. Possuir um site, um cartão de visitas virtual, passou a ser uma necessidade, um protocolo comercial indispensável.

Com o passar dos anos, essa relação praticamente unilateral perdeu espaço e a produção descentralizada de conteúdo revelou usuários cada vez mais ativos e altivos, dispostos à interação, ao questionamento, a fazer críticas e a interagir em tempo real com as organizações. A relação entre empresas e clientes passou a ser, então, fundamentada em outro quesito: a produção de conteúdo informativo, relevante, útil.

Se hoje ninguém sequer questiona a necessidade de um site, outra pergunta continua relevante: como transformar a sua página na Internet uma importante ferramenta de vendas, ainda que o seu negócio não seja realizado por meio do e-commerce?

Em primeiro lugar, é preciso compreender que a sua página tem três funções, além de servir como ponto de referência para quem quer conhecer o seu negócio ou quem já é cliente dele. Ela precisa 1) atrair potenciais clientes, 2) servir como espaço para desenvolver e manter relacionamento com eles e 3) convertê-los em clientes. Para isso, é preciso manter no radar o tempo inteiro as fases que envolvem a decisão de compra do seu produto.

Segundo o fundador do Portal Comunique-se, Rodrigo Azevedo, especialista na utilização da Internet para a geração de negócios, o cliente vive três momentos durante o seu processo de compra: a) ele tem uma ‘dor’, um problema a ser resolvido, e busca na Internet a solução para essa questão; b) neste processo, ele busca aprender sobre as opções disponíveis; e c) ao final desta pesquisa ele decide comprar.

 

O que você e o cliente precisam compreender para dialogar melhor? Imagem: slide Comunique-se apresentado no webinar “Como transformar seu site numa máquina de vendas?”

 

Se é assim, do que o seu site precisa para gerar mais negócios?

1. Dialogar com as dores de seus clientes.

Conectar o seu desejo de atrair clientes com as necessidades deles é condição essencial para que seu site seja encontrado, consultado e útil. O seu cliente precisa aprender sobre algo para resolver o problema que tem, mas ele pode procurar uma diversidade enorme de empresas para isso. Então a sua página na Internet precisa fazer com que ele queira aprender com você!

Disponibilize informações úteis, mantenha um blog atualizado, envie newsletters e e-mail marketing, crie produtos como e-books para atraí-los e ofereça tudo gratuitamente nas chamadas landing pages, páginas em que o usuário faz um pequeno e rápido cadastro para baixar o que você oferta. Esta é uma excelente maneira de conseguir contato e informações sobre seus potenciais clientes e, assim, direcionar sua produção de conteúdo e posicionar-se como especialista em uma área do conhecimento.

2. Funcionar bem em qualquer dispositivo.

Seu site precisa ser responsivo e se adaptar aos diversos tamanhos de tela com uma disposição adequada das informações para que a navegação seja agradável e a leitura, fácil. O Google, inclusive, penaliza sites que não possuem essas características, prejudicando seu posicionamento na lista de resultados quando o usuário faz uma busca.

De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, realizada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal, 26% dos brasileiros usam a Internet como primeira opção para se informar e 49% como segunda. Além disso, 72% das pessoas afirmam usam o smartphone como primeira opção para acessar a web, enquanto 25% ainda têm o computador ou notebook como primeira ferramenta de acesso. Seus clientes certamente fazem parte desta estatística.

3. Ser ranqueado entre os primeiros resultados.

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) otimizam o seu site para obter melhores resultados orgânicos no Google. A lógica é simples: os sites de busca são a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da Internet e, por isso mesmo, têm gigantesca importância comercial.

Aparecer bem no Google é parte importante do sucesso de uma empresa, então torne o seu site mais amigável para os motores de busca. Trabalhe palavras-chave selecionadas no conteúdo do site para que ele fique melhor posicionado nos resultados orgânicos. Você também pode impulsionar a sua empresa utilizando estratégias pagas, como o Google AdWords e o Google AdSense.

 

Imagem: slide Comunique-se apresentado no webinar “Como transformar seu site numa máquina de vendas?”

 

A soma da produção estratégica de conteúdo e do uso adequado dos componentes técnicos pode, sim, tornar o seu site uma das principais ferramentas para formar a boa reputação da sua empresa e gerar negócios, ainda que eles não sejam completamente realizados no ambiente on-line.

 

Rodrigo Rocha é gestor de Comunicação e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa.

Relacionadas