
8 erros comuns na Comunicação Empresarial
Não alinhar a estratégia ao público, ignorar as redes sociais, não respeitar as estratégias planejadas e achar que investimento em comunicação é desnecessário são alguns deles
A tecnologia resolve muitos problemas práticos e facilita o relacionamento da sua empresa com clientes, potenciais clientes, parceiros e fornecedores. Mas ela jamais será capaz de trazer 100% dos retornos que o olho no olho é capaz de alcançar.
Mais confiança – e até uma certa intimidade – são alguns dos benefícios do contato presencial proporcionado por um bom evento. Se ele for associado a uma estratégia de comunicação bem feita, melhor ainda.
O que você pode esperar de um evento corporativo? Depende do seu objetivo. De modo geral, ele serve para:
– Projetar e reforçar a imagem de credibilidade da organização;
– Dar visibilidade a temas de interesse;
– Pautar a imprensa e influenciadores;
– Cativar clientes e fidelizá-los;
– Melhorar o relacionamento da empresa com seus parceiros e fornecedores; e
– Promover a integração entre os colaboradores da organização.
Local, convite, decoração, infraestrutura, buffet, atrações, brindes…. Organizar um evento pode dar muito trabalho, mas nenhuma dessas coisas é mais importante do que a resposta à seguinte pergunta: qual o propósito do evento que quero realizar?
Isso pode, em princípio, parecer óbvio. Mas, somente após o exercício de descrever o que se quer como resultado e que será possível dimensionar corretamente cada item necessário.
Para ajudá-lo a tirar o melhor proveito do seu próximo evento, separei algumas dicas essenciais e exemplos do que fazer a partir do seu objetivo.
Tão importante quanto conseguir clientes novos é manter os que você já possui, certo? Por isso, ao convidá-los para um evento, certifique-se de que eles não apenas serão expostos às novidades que você pretende apresentar, mas também serão reconhecidos como parte do sucesso da sua empresa.
O que fazer? Clientes antigos recebem um bônus para usar o novo serviço e sua empresa pode mostrar a experiência e seus resultados.
Gerar novos negócios, formatar parcerias e desenvolver projetos são, sem dúvida, excelentes frutos a serem colhidos a partir da realização de um evento. Pense em como proporcionar essas oportunidades, crie situações que estimulem a interação e use o momento para prospectar.
O que fazer? Promover uma rodada de apresentações pode ser uma oportunidade para que desconhecidos se tornem parceiros.
Você não necessariamente conseguirá vender seu produto num evento, mas ele é uma excelente oportunidade para gerar leads, ou seja, para captar contatos, compreender interesses e, a partir daí, construir uma relação que possa se converter em vendas reais num momento posterior.
O que fazer? Se você estiver realizando um curso, colete dados dos participantes e informações sobre seus interesses. Eles serão o insumo necessário para abordagens futuras.
Manter um time unido, engajado e disposto é um desafio para qualquer empresa. Eventos de integração – formais ou mais descontraídos – trazem a sensação de pertencimento e importância que todo mundo gosta de sentir em seu ambiente de trabalho.
O que fazer? Promova rodadas de apresentação e brainstorm entre setores seguidas de um bom happy hour.
Muitas vezes os empresários e executivos ficam tão concentrados em sua atividade que esquecem de mostrar o que estão fazendo. Isso pode ser perigoso porque, ainda que você seja o melhor no seu ramo, é possível que haja gente da concorrência captando seus clientes apenas por se mostrar mais. Pense nisso e não perca tempo!
O que fazer? Com as mensagens definidas, o suporte de uma assessoria especializada pode fazer toda a diferença entre um evento de sucesso e um fiasco. Profissionais da área serão capazes de identificar todas as necessidades e dimensionar cada pedaço do seu evento, otimizando resultados e custos, e permitindo que você se concentre no seu business, sem distrações.
—
Aqui no Conversa a gente tem um time pronto para ajudar você a planejar, organizar, executar e comunicar o seu evento. Fale com a gente!
Rodrigo Rocha
Especialista em Cibercultura e Gestão da Comunicação nas Organizações, e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa
Não alinhar a estratégia ao público, ignorar as redes sociais, não respeitar as estratégias planejadas e achar que investimento em comunicação é desnecessário são alguns deles
Saiba como conduzir a construção de um novo planejamento estratégico de Comunicação de forma participativa seja e sem traumas.
Muitas dessas estratégias, às vezes consideradas óbvias, são, acredite, muito esquecidas no dia a dia das organizações, públicas ou privadas